Para a psicóloga Sílvia Colameo, a primeira coisa que você deve fazer para brigar menos com os seus irmãos é ter em mente que o ciúme é uma coisa normal, que acontece com todos. Você tem ciúme dele e ele tem ciúme de você. Sabendo disso, tudo fica mais fácil. Colameo destaca algumas atitudes que você poderia tomar para tornar a convivência melhor.
· Nunca se compare com seu irmão. Você, com certeza, é melhor em algumas coisas e ele em outras. Reconheça seu próprio valor e o dele também.
· Lembre-se de que conforme vamos ficando mais velhos vamos adquirindo direitos e deveres. Por isso, os mais velhos, às vezes, podem mais do que os mais novos, mas isso é um processo natural, que todo mundo vai conquistando.
· Compreenda que seus pais não têm preferências entre você e seus irmãos. O que eles podem ter é afinidades: com um gosta de futebol, com outro gosta de ir ao shopping, etc.
· Lembre-se que muitas vezes é muito fácil não assumir as nossas dificuldades e jogá-las para cima dos outros. Você diz “minha mãe só dá razão para o mais novo”, mas será que ele não tinha razão mesmo?
· Aceite o sucesso do seu irmão e, se possível, torça por ele. Você também terá seus momentos de sucesso e vai ser gostoso ver seu irmão torcendo e ficando feliz por você.
Revista Zá, n. 7, fevereiro 1997, p. 61.